O Governo de Roraima realizou nesta sexta-feira, 22, uma reunião de atualização e avaliação das medidas adotadas até agora, entre os membros do Comitê de Crise, criado para acompanhar as ações executadas no Estado.
Participaram da reunião no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, o Governador Antonio Denarium, o Secretário Chefe da casa Civil Soldado Sampaio, o secretário estadual de saúde, Marcelo Lopes, o secretário adjunto de saúde, Alexandre Salomão e os demais membros do Comitê, entre representantes da prefeitura de Boa Vista, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa, Operação Acolhida, MPE e demais órgãos de controle que integram o Comitê.
Durante o encontro, o governador apresentou as medidas implementadas até agora para conter o impacto da pandemia no sistema de saúde e esclareceu sobre o acompanhamento dos casos e as novas medidas que precisam ser adotadas pelos integrantes do comitê.
"Nos próximos dias estaremos recebendo mais vacinas aqui no Estado para ampliar o número de pessoas vacinadas. Tenho certeza que agora com as ações que já foram implementadas vai haver a redução no número de casos em Roraima. Aproveito para solicitar mais uma vez para toda a população que evite aglomerações, use máscara e álcool em gel, e sempre lavem as mãos. É dessa forma e com auxílio da população que vamos vencer a COVID-19”, esclareceu o governador.
O secretário Marcelo Lopes realizou uma apresentação técnica das medidas realizadas até o momento, incluindo o trabalho de ampliação de leitos, reorganização do fluxo de atendimento para tornar o HGR a Unidade Referência, instalação de barreiras sanitárias, requisição de leitos de retaguarda, bem como contratação de mais profissionais de saúde para reforçar o trabalho nas Unidades Hospitalares.
“Apresentamos de forma muito didática tudo o que está sendo feito para que todos pudessem tirar suas dúvidas e pudéssemos avaliar de forma integrada. O foco é promover essa avaliação de forma contínua. É preciso manter o isolamento social e nós sugerimos que a prefeitura feche as praças e decrete toque de recolher após as 22 horas para evitar o aumento no número de casos”.
Secretário de Saúde recomenda novas medidas restritivas
Durante a reunião houve sugestões e recomendações de novas medidas restritivas para fortalecer o isolamento social em todos os municípios, entre elas a suspensão das atividades não essenciais por 15 dias, incluindo lazer, cultura, recreação e eventos sociais, bem como restrição na circulação no horário de 21h às 06h e interrupção no transporte de passageiros intermunicipal e interestadual, por um período de 15 dias e suspensão das aulas presenciais nas escolas particulares.
“As medidas apresentadas aqui vão variar de acordo com a esfera de poder, aquelas que são de obrigação dos prefeitos, nós apresentaremos as recomendações e aquelas que forem de competência do governo do estado serão decretos do governador, ou seja, serão decretos municipais ou estaduais que a população terá amplo conhecimento tão logo eles sejam assinados”, complementou o secretário.