A vacinação contra a COVID-19 continua a todo vapor em Roraima, nessa sexta-feira, 22, o HMI (Hospital Materno Infantil Nossa senhora de Nazaré) iniciou a primeira fase de vacinação para os trabalhadores da saúde na Unidade, a expectativa é que até o final da próxima semana 1.294 profissionais sejam vacinados.
De acordo com a coordenadora dos blocos, Solange Maggi, por ser uma unidade referência para tratamento da doença em gestantes, serão vacinados todos os trabalhadores da saúde que atuam na Unidade.
“Todos os servidores vão receber a primeira dose, desde os médicos ao pessoal da limpeza, foi feito um planejamento e a vacinação irá ocorrer em todos os turnos, manhã, tarde e noite, cobrindo todos os profissionais que estão nos plantões” destacou.
A logística de vacinação dentro da Maternidade, garante que todos os servidores sejam vacinados o mais breve possível, para isso equipes de vacinadores irão se deslocar por todos os blocos da Unidade para a realização da vacinação, a prioridade são os blocos de isolamento para a COVID-19, respiratório e UTI neonatal.
Após superar a marca de 10 meses desde o primeiro caso de Coronavírus no Brasil, a vacina contra o vírus finalmente é uma realidade que traz esperança para o mundo todo e principalmente para os profissionais que atuam na linha de frente da luta contra a COVID-19, para a técnica de enfermagem, Adriane Vargas, uma das profissionais vacinadas, o momento é de muita emoção após esse longo período de incertezas que a pandemia causou durante 2020.
“Foi um ano muito tenso, vim trabalhar sem saber se estávamos levando alguma coisa pra casa, a preocupação com os nossos familiares, com os nossos pacientes e com nós mesmo, em um momento estávamos bem e no outro não sabíamos se estávamos, foi um ano de muitas incertezas, mas continuamos firmes e conseguimos chegar a 2021 e agora podemos contar com uma vacina” explicou a técnica de enfermagem.
A Unidade realiza em média 900 partos por mês, e para os profissionais da Maternidade, trazer novas vidas ao mundo no meio de uma pandemia foi um verdadeiro desafio, que continua sendo vencido todos os dias.
“Em meio a essa pandemia coisas desagradáveis aconteceram, muitas pessoas perderam entes queridos, e pra mim é uma sensação muito boa, saber que a maioria dos bebês nasceram bem e saudáveis, e agora com a vacina existe também a esperança de erradicar o vírus” destacou a médica Ilda Zakir da Silva, que atua na Unidade desde o início da pandemia.